Sharingan
O Sharingan é um doujutsu kekkei genkai, que aparece em alguns membros da clã Uchiha. É um dos três grandes doujutsus, juntamente com o Byakugan e o Rinnegan. O Sharingan é também chamado "Olho do céu", por causa das muitas abilidades que concede ao usuario.
Sharingan Nivel 1
Sharingan Nivel 2
O segundo nível do Sharingan perde um turno para ativação, já revela a grande capacidade desse Doujutsu. O membro do Clã Uchiha pode desvendar e copiar manobras de combate e movimentos simples descobrindo seus pontos fracos, além da visão do fluxo de Chi do local, podendo desvendar a manobra, percebe também qual é o real entre Clones, Transformações, Genjutsus fracos, pode visualizar os Selos de Mão, tudo que utiliza Chi. Nesse nível o poder de antecipação de movimentos do membro do Clã Uchiha se torna melhor, possibilitando-o antecipar e contra-atacar com mais facilidades os ataques adversários. O lutador recebe um bônus de + 1 de velocidade em todas as manobras básicas.

Sharingan Nivel 3
O terceiro nível mostra o quanto o Sharingan é poderoso. O membro do Clã Uchiha pode desvendar e copiar qualquer Jutsu (Foco, Soco, Chute, Apresamento ou Esporte, Armas Brancas) de qualquer nível que o usuário possa ter pré-requisitos e descobrir seus pontos fracos, não podendo ser ludibriado por nenhum manobra "ilusão com Foco" que já tenha presenciado. Nesse nível a visão de fluxo de Chakra é perfeita e o membro do Clã Uchiha pode ver qualquer coisa que se utilize de Chi sem gastar "Chi", melhorando sua antecipação de movimentos. O Sharingan Nível Três, também é o nivel onde o sharingan começa a demonstrar seus poderes de manipulação de Jutsus, podendo usar Ninjutsu ou Genjutsu, apenas com um simples olhar (Qualquer manobra que tenha ou copiado, menos técnicas temporarias "Sharingan Nível 1").

Mangekyou Sharingan
Além do Sharingan maduro, com três tomoe, a kekkei genkai do Clã Uchiha possui ainda mais uma evolução para o doujutsu. O Mangekyou Sharingan é tratado com sigilo até mesmo dentre os membros do clã, tanto pelo seu nível absurdo de poder, quanto pela forma imoral com que é obtido. Os primeiros Uchihas a alcançarem esse patamar de poder foram Uchiha Madara, amplamente conhecido como o patriarca do clã e rival de Senju Hashirama (Shodai Hokage), e Uchiha Izuna, seu irmão mais novo. Com a evolução do doujutsu, os dois foram capazes de trazer muita fama e honra para o clã, mas tiveram que pegar por seu sucesso com a deterioração da visão a cada vez que o Mangekyou era utilizado.spoiler}.
Não fica claro como, exatamente, Izuna e Madara obtiveram a última evolução do doujutsu. A única pessoa que oferece alguma explicação nesse sentido é Uchiha Itachi, que explica ao irmão mais novo, Sasuke, que aqueles olhos só poderiam se alcançados se o Uchiha "matasse seu melhor amigo". No entanto, essa justificativa não está completamente certa, já que Hatake Kakashi, que nem mesmo é membro do Clã Uchiha, despertou o Mangekyou Sharingan por conta própria.
Mangekyou (万華鏡) significa "caleidoscópio", referente à forma que a pupila adquire nos ninjas que usam esse doujutsu. Ao contrário do Sharingan comum, que tem as mesmas habilidades e aparência em todos os seus usuários, o Mangekyou Sharingan adquire forma e habilidades exclusivas para cada indivíduo:

O primeiro Mengenkyou Sharingan a aparecer na série foi o de Uchiha Itachi. Seu irmão mais novo, Uchiha Sasuke, vislumbrou a forma incompleta desse Mangekyou algum tempo antes do massacre do Clã Uchiha; no dia da chacina, doujutsu apareceu em sua forma completa: as três tomoe do Sharingan de Itachi se "fundem", formando um tipo de hélice semelhante à uma shuriken. A pupila fica completamente vermelha, ao invés de preta. Nesse estágio, Itachi é capaz de usar três técnicas extremamente poderosas:
Tsukuyomi (月読, "leitor lunar"; também é a deusa xintoísta da lua) - a primeira das três técnicas a ser mostrada é um Genjutsu muito perigoso realizado com o olho esquerdo (em clara referência ao mito de Tsukuyomi, deusa da lua). Ao entrar em contato visual com o alvo, Itachi provoca uma ilusão onde a vítima fica presa no "mundo de Tsukuyomi". Nesse "lugar" mental, o Uchiha é capaz de manipular a passagem do tempo e torturar o adversário pelo tempo que quiser. Na realidade, o jutsu não dura mais do que alguns segundos mas, para a vítima, a tortura terá durado o tempo que Itachi tiver definido.
Hatake Kakashi e Uchiha Sasuke, depois de serem vítimas desse jutsu, ficaram inconscientes por dias até que Tsunade tratasse os dois; Itachi afirma que uma pessoa normal, sem sangue Uchiha, não conseguiria sobreviver à técnica.



Amaterasu (天照, como é chamada a deusa xintoísta do sol) - a segunda das três técnicas a aparecer na série é um ninjutsu indomável: tudo que o olho direito de Itachi vê, durante a execução do jutsu, irrompe em chamas negras que não apagam até se passarem sete dias e sete noites. O fogo negro queima tudo e qualquer coisa que toca, e a única forma de detê-lo é usando algum fuuinjutsu ou simplesmente desviar das áreas atingidas. Além de ser irreversível, o fogo continua expandindo até se extinguir.
O fato de a técnica ser usada pelo olho direito de Itachi é uma clara referência à lenda de Amaterasu, deusa do sol, que nasceu do olho direito de Izanagi, o deus criador.



Susano’o (須佐能乎, como é chamado o deus xintoísta do oceano e das tempestades) - a última e mais poderosa das três técnicas é usada com ambos os olhos. Itachi invoca um escudo indestrutível ao seu redor, translúcido e tomando várias formas de acordo com a situação (num primeiro momento, tomou a forma de um tengu; depois mudou para uma forma humanóide mais compacta). Susano’o foi capaz e resistir ao Kirin de Uchiha Sasuke e a armadura em forma de tengu empunhava uma arma lendária: a espada de Totsuka, que não possui forma física, mas é capaz de selar tudo o que transpassa em uma ilusão eterna. {spoiler}




O fato de Hatake Kakashi ser capaz de usar o Mangekyou Sharingan foi uma das grandes surpresas da série, especialmente depois que Itachi disse ser necessário ter sangue Uchiha para conseguir usar toda a extensão dos poderes do doujutsu. O caleidoscópio de Kakashi é uma hélice intrincada, e também parece danificar a visão do ninja a cada uso. Graças a esse olho, Kakashi é capaz de usar uma das técnicas mais poderosas da série:
Kamui (神威, "deus" ou "espírito divino" no dialeto Ainu; "majestade de deus") - esse jutsu demora um pouco para ser preparado, e tem um tempo de reação um tanto lento, mas nada disso impede que seja extremamente perigoso. Focando o alvo com o olho implantado no lado esquerdo do rosto, Hatake Kakashi faz com que a área dentro desse campo de visão imploda, desapareça. Foi com essa técnica que Kakashi arrancou um dos braços de Deidara e, logo depois, fez com que o Jibaku Bunshin do nukenin desaparecesse antes de explodir e matar vários ninjas de Konoha.




Os irmão Uchiha Madara e Uchiha Izuna obtiveram o Mangekyou Sharingan e se tornaram os membros mais poderosos e influentes do clã. Não se sabe que tipo de habilidades os dois conseguiram com essa evolução; a única certeza é que Madara perdeu a visão depois de usar demais seu Mangekyou.

Uchiha Sasuke obteve seu Mangekyou Sharingan logo após o fim de sua luta contra seu irmão mais velho, Uchiha Itachi. O caleidoscópio de Sasuke assume uma forma bastante diferente daquela apresentada por todos os outros até agora: ao invés de ter algum tipo de hélice de três pontas, Sasuke têm uma figura semelhante a uma flor de lótus quando ativa o nível mais poderoso do doujutsu.
Fummetsu Magenkyou Sharingan
Obter o Mangekyou Sharingan já é um feito extremamente complicado; conseguir o Mangekyou Sharingan Eterno é ainda mais improvável. O único caso conhecido na série é o dos irmãos Uchiha Madara e Uchiha Izuna: ambos possuíam o Mangekyou Sharingan e danificavam a visão depois de usá-lo. Madara ficou cego em meio as muitas batalhas travadas pelo Clã Uchiha, e Izuna, num ato de altruísmo fraternal, ofereceu os próprios olhos para o irmão mais velho.
Dessa forma, Madara não apenas tornou a ver, como seu novo Mangekyou Sharingan não desgastava mais quando usado. A forma do Mangekyou Sharingan Eterno de Uchiha Madara parece uma fusão entre os caleidoscópios dos dois irmãos. Esse segredo foi passado sigilosamente entre as geraçőes seguintes de Uchiha, e muitos pares de irmãos almejavam o poder inesgotável alcançado por Madara.
Copy ninjutsu Kakashii

Pouco tempo depois, Obito e Kakashi foram pegos desprevenindos pelo desmoronamento da caverna onde resgataram o terceiro membro do time, a iryuunin Rin; Obito acabou sendo atingido e teve parte do corpo esmagado. Sabendo que iria morrer, pediu para que Rin extraísse seu olho esquerdo e o implantasse no lugar do olho destruído de Kakashi.
Por não ser originalmente do Clã Uchiha, Kakashi não pode controlar a ativação do Sharingan. O olho fica permanentemente ativado, e gasta chakra sem parar enquanto estiver sendo usado. Por causa disso, Kakashi mantém a bandana sobre o lado esquerdo do rosto, e deixa o olho esquerdo fechado se estiver sem a bandana.
É interessante notar que o Sharingan de Obito tinha apenas uma tomoe quando foi passado para Kakashi. Dos treze anos de idade até o início de Naruto, Kakashi conseguiu evoluir o doujutsu para o estágio amadurecido (três tomoe), e ainda ganhou a alcunha de Copy Ninja Kakashi por copiar mais de mil jutsus usando o Sharingan.
Mais impressionante ainda é o fato do jounin ter desenvolvido o Mangekyou Sharingan no período entre Naruto e Naruto: Shippuuden, mesmo sabendo muito pouco a respeito dessa técnica e sem ter nem uma gota de sangue Uchiha

